A mais recente edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, elaborado pela empresa de serviços financeiros Stone em parceria com o Instituto Propague, aponta um crescimento do segmento varejista que envolve hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas. Esse nicho do setor, apresentou um avanço de 0,7% em março deste ano, na comparação com igual período em 2023. Mesmo registrando quedas na comparação anual, os demais segmentos pesquisados apresentaram elevação no primeiro trimestre de 2024.
Esse importante dado, bem como a discussão de estratégias para o fortalecimento do varejo supermercadista e de alimentos, estiveram presentes nos debates da primeira edição da Expovar – A Feira do Varejo, nos dias 29 e 30 de abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento, que recebeu a vice-governadora do DF, Celina Leão, reuniu centenas de marcas e indústrias voltadas ao varejo, além de fornecedores de serviços. Entre essas marcas, estava a Marajoara Laticínios, empresa goiana que atua em todos os estados brasileiros, mas tem forte presença em Goiás, Brasília e na região do Entorno do Distrito Federal.
Para o diretor de Marketing e Compras da Marajoara, Vinícius Junqueira, a participação na feira, além de um momento importante para discutir o fortalecimento do varejo no país, foi uma excelente oportunidade para apresentar melhor e “reforçar o contato com quem realmente leva os produtos da empresa ao consumidor final, os pequenos e médios varejistas”. “A feira também foi uma oportunidade muito boa para estreitarmos contatos com compradores no segmento food service, como padarias, restaurantes e confeitarias, um nicho o qual atendemos muito, com os nossos produtos”, avaliou Vinícius.
Demonstração
Como estratégia para demonstrar a qualidade e competitividade de seus itens, a Marajoara convidou para o seu estande na Expovar a influenciadora digital Lidiane Leite. Com um perfil no Instagram com mais de 124 mil seguidores, onde traz inúmeras dicas e receitas de doces, confeitos e quitandas, a embaixadora da marca ministrou uma oficina de brigadeiros gourmet. O espaço da Marajoara dentro da feira também ofereceu ao público degustação de vários de seus produtos, como o achocolatado Chocotynho e o Leite Condensado Marajoara, além de pão de queijo feito na hora, café com leite e patês, tudo preparado com ingredientes da marca.
A Expovar foi idealizada pela Estrela Distribuição e a Suprema Distribuidora, duas conhecidas empresas de atacado e distribuição do Distrito Federal. A feira teve como principal objetivo ser um elo entre a indústria fornecedora e o varejo regional, conectando empresários do setor com as principais novidades do mercado, gerando diversas possibilidades de negócios para todos os envolvidos.