O que não faltam são receitas brasileiras deliciosas e precisamos valorizá-las! Por isso, a Marajoara Laticínios lançou a série “Receitas do Meu Brasil”, que irá mostrar a preparação dos pratos típicos de todas as regiões do país, por meio de vídeos no Youtube.
De Norte a Sul, passando pelo Centro-Oeste, sem esquecer do Nordeste e dos diversos pontos de litoral: são diversas as receitas e todas podem ser realizadas com leite e outros produtos lácteos.
Para apresentar essas gostosuras, foi convidado o influenciador digital, humorista e criador do Portal Enquanto Isso em Goiás, Vandim Duarte. “É muito gratificante participar dos projetos que envolvem cultura, ainda mais na gastronomia brasileira. Gosto muito de aprender novas receitas e conhecer profissionais da área da culinária. Adoro compartilhar a culinária, principalmente a goiana, para o mundo”, afirmou ele.
Quer conferir os dois primeiros pratos da série? Acompanhe este material que preparamos!
O pontapé inicial para “Receitas do Meu Brasil” foi dado com um maravilhoso pão de queijo, para representar o estado que é conhecido pela boa gastronomia: Minas Gerais. Afinal, o quitute é sempre presença confirmada nas mesas dos brasileiros.
A responsável por mostrar como preparar essa receita fácil e que leva vários produtos da Marajoara foi a chef Janete da Costa, do Park Santa Branca. Ela já cozinha há 12 anos e, antigamente, apenas preparava saladas. Depois, tomou gosto pela culinária e não parou mais!
“Eu gosto de fazer de tudo, mas o meu pão de queijo é o tradicional mesmo, que todo mundo ama”, declarou ela.
A administradora do Park, Cláudia Barbosa, confirma. “Temos uma boa aceitação dos pratos típicos de Goiás e de fazenda, como o pão de queijo e o doce de leite. De quitandas, a gente sempre tem o bolo de fubá, bolo de milho, bolo de arroz e biscoito frito, que já são tradicionais”.
Para a preparação de todas essas delícias, não existe muito segredo: “prestamos atenção acerca da qualidade dos produtos com que vamos fazer as receitas”, ressaltou Cláudia.
No café da manhã, no lanche da tarde ou sempre que bate aquela fome: o pão de queijo faz parte da vida diária dos brasileiros. Porém, você sabe como ele surgiu?
A história mais contada remete à época do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, quando pessoas de todo o Brasil (homens livres e escravizados) trabalhavam em garimpos na região.
Como a farinha de trigo tinha uma péssima qualidade, eles utilizam polvilho para fazer os pães. Também acrescentavam queijos endurecidos, leite e ovos, que eram de fácil acesso, devido à expansão da pecuária.
Pronto, estava feita a receita de pão de queijo que encanta até hoje!
O pessoal do Nordeste e todos que amam os pratos desses estados também estão incluídos na série “Receitas do Meu Brasil”. A primeira iguaria da região a ser preparada foi o baião de dois, com a equipe do Bodega Empório Restaurante, situado em Terezópolis de Goiás.
Rosilda Brito foi a chef que cozinhou essa preciosidade e ela conta que ama prepará-la. “Eu gosto muito de fazer comida nordestina e o meu truque é usar o amor”, revelou.
O baião de dois faz sucesso no Bodega, que é especializado nesse tipo de culinária. “Quem é de lá (do Nordeste), sempre pede um prato, um cuzcuz, um pão de queijo com carne seca, manteiga do sertão e vários outros. Quem ainda não conhece é sempre curioso para saber a origem, um pouco da história de cada receita e o baião de dois é uma das mais pedidas”, relatou Francisco Alves Júnior, sócio do restaurante e que é família vinda da Paraíba.
Vandim Duarte também não poupou elogios. “O baião de dois é único, muito saboroso e cara do nordeste brasileiro. Como eu tenho o sangue nordestino, o meu pai é do Ceará, este prato sempre estava presente na mesa dos meus avós. Todos deveriam ter a experiência de um dia provar essa deliciosa receita”.
O baião de dois nasceu no Ceará e o nome tem um motivo: “baião” é como é chamada uma dança típica da região e o “dois” vem da união dos clássicos brasileiros, o arroz e o feijão. Porém, também há um incremento importante, com o queijo coalho.
O surgimento foi motivado pela forte seca, em que a população não podia se dar ao luxo de desperdiçar alimentos. Então, uniram os três ingredientes já mencionados mais a manteiga da terra. Assim, o prato se conservava por mais tempo, principalmente para quem trabalhava no campo por longos períodos.
Uma curiosidade: Luiz Gonzaga homenageou essa receita em uma música, que leva o mesmo nome. Você pode escutá-la aqui.
É impossível não ter ficado com água na boca depois de conhecer as histórias dessas gostosuras. Você já deve estar querendo preparar essas receitas na sua casa, não é mesmo?
Então, vá ao canal no Youtube da Marajoara e confira o passo a passo.
Depois, garanta os seus produtos Marajoara para preparar as “Receitas do Meu Brasil” com qualidade. Será garantia de sucesso na mesa!