Marajoara



Marajoara conquista certificação em segurança e qualidade alimentar dentro de padrões internacionais

10/06/2022 - Notícias

Empresa atingiu a nota de 97% após participação no Programa NSF Global Markets Plus

O grupo goiano Marajoara Laticínios, com sede no município de Hidrolândia, na região metropolitana de Goiânia, acaba de receber neste mês de junho um importante reconhecimento. Numa escala que vai até 100%, a companhia atingiu a nota de 97% após participação em maio no Programa NSF Global Markets Plus, que auditou e avaliou todos os processos e a gestão relacionados ao controle de qualidade e segurança alimentar adotados pela indústria. A certificação é concedida pelo escritório brasileiro da NSF, empresa global de auditoria e consultoria, especializada no segmento de alimentação.

A avaliação da auditoria externa seguiu rigorosos padrões internacionais, que são os mesmo do GSFI [Global Food Safety Initiative], que também englobam as certificações FSSC, baseadas nas normas ISO e que são internacionalmente aceitas para avaliação e certificação do sistema de gestão de segurança de alimentos.

Além de muito criteriosa, a certificação alcançada pela Marajoara é também bem ampla, pois leva em consideração não só o cumprimento de normas técnicas, mas também o comprometimento da empresa com aspectos legais, jurídicos, de sustentabilidade e de bem-estar dos colaboradores.

A auditoria feita pelo Programa NSF Global Markets Plus avaliou todos os princípios fundamentais da gestão de qualidade, bem como os procedimentos colocados em prática, tais como riscos e controles preventivos, revisão detalhada da segurança dos alimentos, documentação do sistema de gestão, além de inspeção no local físico. Entre os vários procedimentos e processos, a equipe de auditagem averiguou, por exemplo, o nosso programa de rastreabilidade, que foi considerado como bem implantado; o nosso gerenciamento de riscos e incidentes, que também foi qualificado como bem implantados; os procedimentos de Food safety e food defense; e averiguação de todo o controle de processos e procedimentos de produção.

Além de mais uma importante garantia para clientes e consumidores finais sobre a total segurança alimentar e qualidade dos seus produtos, a certificação dada pelo Programa NSF Global Markets Plus abre possibilidades para a marca. Devido a desafios complexos no abastecimento de alimentos de hoje, muitos dos varejistas de alimentos do mundo estão exigindo a certificação de fornecedores para a Global Food Safety Initiative. Portanto, essa certificação, não só consolida a Marajoara nos mercados em que já atua, mas também chama atenção de outros novos mercados consumidores.

Eficiência

A preocupação com uma eficiência de excelência também está presente em outros setores da Marajoara, como no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que em março comemorou um bom desempenho junto ao portal Reclame Aqui, maior plataforma digital para resoluções de conflitos entre empresas e consumidores. A empresa obteve ao longo de seis meses consecutivos o conceito Ótimo e nota 9.0, em uma escala de 10, alcançando o índice de 100% de reclamações respondidas e resolução de 90%.

Essa eficiência também atinge a questão do impacto ambiental. Exemplo disso são os projetos da Biomassa e Fertirrigação Marajoara, que receberam, em 2019, o Troféu Seriema concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). As duas iniciativas implementadas há quase quatro anos, além de direcionar a água residual tratada com nível de eficiência acima de 90% para irrigação de pastagens e abastecimento de lençóis freáticos; gera também a biomassa resultante do tratamento da ETE da fábrica, que vira fertilizante para pastagens de produtores de leite em Hidrolândia. Ou seja, os dois projetos promovem uma destinação 100% sustentável para as águas residuais dos nossos processos fabris.