Marajoara



Você sabe o que é Intolerância à Lactose?

19/09/2018 - Notícias

Estatísticas apontam que o número de intolerantes à lactose no Brasil cresce a cada dia. De acordo com pesquisa realizada pela Datafolha, 35% da população brasileira com idade acima de 16 anos (cerca de 53 milhões de pessoas) relatam algum tipo de desconforto digestivo após o consumo de derivados do leite. Mas, será que seguir uma dieta restritiva seja a melhor opção, já que o leite é o alimento com maior fonte de cálcio para o organismo? Sua ausência pode causar a diminuição da densidade óssea e maior risco de desenvolvimento de osteoporose. A restrição do leite também pode determinar a ingestão insuficiente de outros importantes nutrientes como vitaminas A e D, riboflavina e fósforo. Falamos com a nutricionista Amanda Motter para entender sobre esse assunto tão falado atualmente.

 

Segundo a nutricionista, a intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou completa de digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite. “Essa incapacidade surge pela falta de uma enzima digestiva, a lactase. Dessa forma, por ser mal absorvida, a lactose é fermentada no intestino, causando gases, cólicas e em alguns casos diarréia”. No início do tratamento o leite e derivados são suspendidos da dieta do paciente para promover o alívio dos sintomas, mas segundo a nutricionista, é importante reintroduzir esses alimentos para avaliar a tolerância de ingestão da lactose. Enquanto o leite estiver suspenso da alimentação, uma excelente opção é de usar o leite zero lactose, que é tão nutritivo quanto o leite regular, mantendo então a ingestão de todos os nutrientes importantes encontrados no leite. No processo de fabricação do leite zero lactose a lactose é parcialmente dividida em moléculas menores de açúcar, que podem ser facilmente digeridas e absorvidas no organismo de pessoas com deficiência na produção da enzima lactase. “Dessa forma, não há diferenças significativas nos valores de cálcio ou outros nutrientes presentes no leite zero lactose e no leite regular” explica a nutri.

 

A Marajoara Laticínios está presente no dia-a-dia das famílias brasileiras, oferecendo produtos de excelente qualidade desde 1988. Atualmente, conta com a mais alta tecnologia em nível de produção. Sua ampla linha de produtos conta com, Bebida Láctea Sabor Chocolate (UHT), Leite Condensado (395g e 198g), Creme de Leite (UHT),  Leite Integral (UHT),  Leite Semidesnatado (UHT),  Leite Desnatado (UHT) e o Leite Semidesnatado Zero Lactose, que é indicado para pessoas que necessitam de uma dieta com restrições à lactose (açúcar natural do leite), oferecendo ao consumidor um alimento saudável e de fácil digestão. Além disso, possui baixo teor de gordura.